terça-feira, 28 de maio de 2013

MOVIMENTO ESTUDANTIL - CAP EM BUSCA DE MELHORIAS

Nesta última sexta-feira, 24 de maio, o Movimento Estudantil do CAP, DA e CA’s, reuniu-se com o Pró-Reitor de Ensino e Pesquisa, Prof. Marcelo Pereira de Andrade e os seis coordenadores de curso do campus para tratar dos principais problemas apontados pelos estudantes em sua graduação.
O Pró-Reitor informou que em relação ao processo de Inscrição Periódica, formou-se, no dia 7 de março, uma comissão pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONEP, para repensar todo o sistema. Atualmente esta comissão é composta por docentes e técnicos administrativos. Sobre esta composição, foi discutida a proposta de inserir um representante discente, para auxiliar nos trabalhos. A proposta foi elogiada e atendida pelo Pró-Reitor Marcelo, que deixou sob responsabilidade do DCE a indicação do representante.
Sobre as vagas que continuam ociosas após todas as etapas da inscrição periódica, os coordenadores de curso se comprometeram em abrir editais para o preenchimento destas, mas ponderaram que o preenchimento das vagas ociosas não é garantia de quebra de pré-requisito. Cabe então o bom senso de ambas as partes, coordenadorias e estudantes, para que o processo seja um sucesso.
Outra demanda apontada pelas entidades é sobre o não cumprimento de algumas ementas dos Planos Pedagógicos de Curso – PPC’s. Sobre isso, Prof. Marcelo nos informou que qualquer ação que vá contra as resoluções, regimentos ou estatuto da universidade deve ser levada para as instâncias competentes para que as mesmas avaliem a situação. Fica então sob responsabilidade de cada Centro Acadêmico, pesquisar quais são os caminhos necessários para levar essas questões aos seus devidos colegiados.
Ainda sobre a questão das disciplinas, Prof. Marcelo informou sobre seu projeto de institucionalizar uma prova substitutiva no calendário acadêmico da universidade, assim, o estudante terá direito de fazer esta prova referente a qualquer disciplina que não consiga média e esteja cursando durante o semestre. Este projeto foi apoiado pelo Movimento Estudantil e ficou o comprometimento do Prof. Marcelo em levar este projeto para aprovação no CONEP.
Além da institucionalização da prova substitutiva, foi mencionado o caso do modelo RER. Prof. Marcelo informou que esta trabalhando para deixar a cargo das coordenações e colegiados de curso a melhor maneira de implantar
o modelo RER, e não impondo como este deve ser aplicado. Ainda neste assunto, surgiu a opção de um “provão” RER. O aluno que fosse reprovado na disciplina poderia então fazer esta modalidade de avaliação. Os detalhes sobre este modelo (data, funcionamento, carga horária válida) ainda estão sendo estudados.
Para o problema de alta reprovação que acontece no campus, ficou acordado a liberação, para o próximo semestre, de nove bolsas tutoria a alunos da pós-graduação no CAP. Os tutores servirão de apoio aos docentes de disciplinas com alta taxa de reprovação, e acompanharão os estudantes ao longo do semestre para que os mesmos obtenham melhores índices de aprendizado. Ainda neste sentido, Prof. Marcelo informou o aumento do número de bolsas monitoria para o CAP, ainda não há um número certo, mas o professor informou que o campus é prioridade na distribuição das monitorias.
Quanto à abertura de turmas especiais, sabe-se que atualmente o pacto entre UFSJ e MEC, contempla o CAP com 126 docentes no total, sendo que algumas destas vagas ainda não foram preenchidas nos concursos. Mesmo assim, o número é insuficiente, pois cada área profissionalizante possui um total de quinze professores, e o restante se distribui entre outras áreas comuns às cinco graduações. Portanto, para 2013/1 há uma mínima possibilidade de abertura de turmas especiais. Talvez surja algum caso isolado, mas não há garantia.
Em relação à falta de espaços de estudos e convivência, Prof. Claudio Tavares, prefeito de campus do CAP, informou que a biblioteca ficará pronta no final dos próximos cinco meses, e que demonstra total apoio à criação do espaço de convivência que o movimento estudantil do CAP tem o projeto de implantar. Informou também que o espaço da nova cantina está finalizado e já será expandido para a implantação de um RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO, que será finalizado entre os meses de setembro e outubro.
Quanto à possibilidade de aulas na parte da manhã, varias questões trabalhistas relacionadas a docentes e técnicos foram apontadas, além de problemas estruturais e de transporte para o campus.
O Movimento Estudantil do CAP gostaria de reforçar que todas essas conquistas não seriam possíveis sem o apoio dos estudantes no ato que ocorreu paralelo a reunião. Graças a esta grande e contínua mobilização estudantil que o Diretório Acadêmico e Centros Acadêmicos, estão conquistando diversas vitórias para a vida dos estudantes. Caso o estudante tenha qualquer duvida sobre este ou qualquer outro processo, o Movimento Estudantil está à disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário